Rejuvenescimento a laser

Os cromóforos para cada "defeito" da pele são diferentes. Para o rejuvenescimento, o cromóforo alvo é a água. Por que água? Porque os depósitos de água estão localizados na derme, no mesmo local onde estão os fibroblastos, sintetizando as principais proteínas de sustentação e elementos da matriz extracelular necessários para a elasticidade da pele, incluindo o famoso ácido hialurônico.

Hoje, as clínicas nos oferecem três opções principais de terapia a laser.

procedimento de rejuvenescimento da pele a laser

Efeito não ablativo: tom e rejuvenescimento

O que é:Não ablativo significa que a epiderme não está danificada e esta técnica apresenta um alto grau de segurança. Basicamente, os procedimentos são indicados na primeira fase do envelhecimento (rugas finas, leve perda de turgor), pós-acne, etc. Como regra, são prescritos em cursos (3-8 procedimentos) e são recomendados para pacientes jovens - até a 35–40 anos. Como resultado, a secreção de sebo diminui, os poros tornam-se menores, o nível de umidade aumenta, a microcirculação melhora, o que significa que a pós-acne tem uma chance de se dissolver e as cicatrizes de acne - se suavizam. Em geral, você terá uma aparência renovada e "em forma".

Como funciona:O feixe de laser "aquece" a pele à temperatura de desnaturação de proteínas, como o colágeno, com isso, é ativada a produção de novas proteínas, assim como de outros componentes da matriz extracelular. Ou seja, o efeito é apenas nas camadas profundas da pele, e na superfície a temperatura não ultrapassa 40-48 graus e nenhum dano ocorre.

Qual laser é necessário: Os mais populares são os lasers de diodo com comprimento de onda de 1064 nm (Nd: YAG), 1540 nm (Er: Glass).

Efeito ablativo. Esmerilhamento

O que é:Ablativo - significa que a epiderme foi danificada, os tecidos foram removidos. Este é sem dúvida um dos métodos mais eficazes, pois após o procedimento ocorre uma reinicialização completa do sistema, ou seja, a pele começa a funcionar como "há 10 anos", a estrutura da derme é totalmente remodelada.

Na verdade, há apenas um ponto negativo nisso, mas que desvantagem. No decorrer do procedimento, você é simplesmente "esfolado". É uma ferida aberta com todas as consequências (pigmentação, possibilidade de infecção, crostas hemorrágicas, necrose) e reabilitação dentro de um mês. A seleção de pacientes para tal procedimento é muito séria, você simplesmente não chegará a tal execução. Mas se você tem hiperceratose, o oval do rosto já está completamente nadado e todos os sinais de envelhecimento estão há muito tempo no rosto - você é um candidato ao recapeamento.

Como funciona:Ao absorver a energia do laser, a água se transforma em vapor d'água e evapora junto com as células e componentes conectivos - isso é ablação. Assim, a pele recebe um impulso poderoso e começa a se regenerar intensamente. Como resultado, mesmo as rugas profundas são engrossadas e suavizadas. O efeito vai aumentando gradativamente, ou seja, depois de alguns meses você vai ficar melhor, e depois ainda melhor e ainda melhor, e então haverá um segundo procedimento.

Que tipo de laser é necessário:O mais popular é o laser de CO2 (CO2 Reliant re: pair 10 600 nm). O medo disso é conhecido pelas mulheres desde o início dos anos 90, quando os lasers de CO2 foram reconhecidos como o "padrão ouro" e o "santo graal" do rejuvenescimento a laser. Como alternativa a eles, surgiram posteriormente os lasers de érbio com comprimento de onda de 1550 ou 2940 nm (Er: YAG 2940 nm), eles não agem tão profundamente, o processo de cicatrização após eles leva em média uma semana (porém, os primeiros dias após o procedimento ainda são muito difíceis). É importante destacar que tais procedimentos são realizados pelos mais qualificados especialistas, e em suas mãos é uma excelente ferramenta.

Termólise fracionária

O que é:Outra forma de rejuvenescimento, não tão "draconiana" como a anterior. Depois que os médicos perceberam que o tratamento não ablativo não funcionava da maneira que desejavam e que o resurfacing a laser tinha muitos efeitos colaterais, uma busca intensificada por opções alternativas começou. Em 2004, uma técnica fracionada foi proposta.

Fracionado significa que o impacto ocorre apenas em uma área específica - a zona de tratamento microtérmico (MLZ). A termólise fracionada é indicada para estrias, incluindo pós-parto, cicatrizes atróficas, flacidez da pele, todos os tipos de envelhecimento, rugas ao redor dos olhos - pode fazer quase tudo! Hoje é o procedimento de rejuvenescimento mais eficaz e popular. Mas, novamente, você não vai se safar com um procedimento.

Como funciona:Semelhante ao resurfacing a laser, a água esquenta - todo o excesso evapora. Mas a camada superior da pele não é completamente removida, as áreas "danificadas" e "não danificadas" se alternam, como em um cartão perfurado ou em um tabuleiro de xadrez. Quanto menores forem essas zonas, mais a pele é "rejuvenescida", enquanto o período de recuperação é significativamente reduzido em comparação com o resurfacing. O tamanho ideal da zona ainda não foi estabelecido, cada especialista tem sua opinião a respeito. Como regra, o diâmetro da zona é de 100–200 µm a uma profundidade de 300–1400 µm. Para referência - a espessura da epiderme é de cerca de 200 mícrons, o que significa que o laser pode "perfurar" a derme (onde precisamos chegar).

Que tipo de laser é necessário:Fraxel pode ser feito em sistemas ablativos e não ablativos, respectivamente, o efeito é diferente. Com efeito não ablativo, ocorre apenas a coagulação da epiderme, e não a sua retirada, mas a eficácia do rejuvenescimento também diminui (comprimentos de onda de 1440, 1540 e 1550 nm). Em sistemas ablativos, Active-FX CO2 (10 600) e um sistema de érbio com um sistema IPL (luz pulsada intensa - luz policromada, ampla faixa de comprimento de onda, ao contrário de um laser monocromático) são populares.

Uma nova tendência nessa área é a "nanoperfuração", ou SMA (Space Modulated Ablation, não confundir com o levantamento SMAS ultrassônico), as MLZs têm diâmetro de 50 microns e a mesma profundidade - quase uma joia. O período de reabilitação também é curto aqui.

Referência: SMAS, ou Sistema Aponeurótico Muscular Superficial - efeito sobre a camada músculo-aponeurótica, uma fina camada (fáscia) abaixo do tecido adiposo subcutâneo, que se conecta aos músculos da face e pescoço. Estamos envelhecendo - essa camada está "caindo", levante-a - e o rosto vai parecer muito mais jovem. O procedimento é especialmente eficaz para o terço inferior da face, que cede com a idade. Os lasers não podem penetrar tão profundamente, mas o ultrassom pode fazê-lo. Normalmente, o Sistema Ulthera é usado para levantamento SMAS.

Como a água evapora durante os tratamentos rejuvenescedores a laser, você pode ficar desidratado. Com base nisso, você pode se preparar para o procedimento fazendo um curso de biorevitalização com ácido hialurônico. Não se surpreenda se a clínica lhe oferecer essas injeções antes ou entre os tratamentos a laser.

Dica: Escolha não um dispositivo e um laser, mas um especialista. O resultado depende de suas qualificações. Qualquer que seja a recomendação, certifique-se de estar totalmente informado sobre o resultado que esperar, quais são os riscos para você (especialmente se você tem tendência a formação de cicatrizes) e o que fazer antes e depois do procedimento. Você pode precisar fazer alterações em sua rotina de cuidados.

Na minha opinião, os lasers se assemelham a uma varinha mágica que pode transformar Cinderela em uma princesa. O principal aqui é escolher a fada certa.